sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os Radicais Livres e os Antioxidantes

Você sabe o que são os radicais livres e os antioxidantes? Ambos provém do oxigênio, porém um traz benefícios para o nosso corpo e o outro faz com que fiquemos doentes. Cada vez que respiramos, o oxigênio através de processos químicos se reduz em água dentro do nosso corpo, porém, em algumas vezes, por algum motivo, ele não consegue se transformar em água e acaba virando um radical livre.

Os radicais livres

Fazendo uma analogia, os radicais livres são como cinzas de uma lareira que caem em um tapete, apenas algumas cinzas não estragarão o tapete, porém, o lançamento desordenado e contínuo dessas cinzas acabarão por abrir enormes buracos no tapete e estragando-o. O tapete representa o nosso corpo, e a parte dele que recebe mais radicais livres é a que começará a desenvolver doenças degenerativas como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, catarata, ataque cardíaco, AVC, etc. Na verdade é como se o seu corpo estivesse "enferrujando" por dentro.
O que gera os radicais livres
Os radicais livres são gerados pelo estresse excessivo, poluição do ar, da água e dos alimentos que ingerimos, tabagismo, luz ultravioleta do sol, que causa o câncer de pele, que é uma doença degenerativa, medicamentos e radiação, e também pelo excesso de exercício físico, como nas pessoas que já correram trinta ou quarenta maratonas em sua vida e mantém um extenso programa de exercícios diários.

Os antioxidantes
Para combater os radicais livres, para nossa sorte, nosso próprio corpo produz alguns antioxidantes, que são substâncias que conseguem neutralizar os radicais livres dentro do nosso corpo, deixando-os sem ação, porém não produz todos os antioxidantes necessários, esses devem vir a partir da alimentação ou de suplementação alimentar.

O estresse oxidativo

Quando existem muito mais radicais livres do que antioxidantes ocorre o estresse oxidativo, e quando essa situação ocorre por um período de tempo muito longo, acabamos por sofrer de doenças crônicas degenerativas como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, catarata, ataque cardíaco, AVC.

Os principais antioxidantes

A maioria dos antioxidantes que obtemos provém de vegetais e frutas, os mais comuns são as Vitaminas C, E e A e o Betacaroteno. Há também a coenzima Q10, o ácido alfalipóico e os flavonóides.
Cada antioxaidante consegue combater um tipo específico de radicais livres, alguns até possuem a capacidade de regenerar outros antioxidantes, fazendo com que eles sejam ativados mais uma vez. Veja as funções dos principais antioxidantes:


* Vitamina A: lipossolúvel, ou seja, solúvel em lipídeos, ajuda na formação dos ossos e da pele;
* Vitamina C: solúvel em água, é o antioxidante que combate os radicais livres do sangue e do plasma, prevenindo resfriados e aumentando a defesa imunológica;
* Vitamina E: solúvel em gordura é o melhor oxidante dentro da membrana celular, evitando o envelhecimento precoce;
* Ácido Alfalipóico: funciona dentro da membrana celular, como no plasma, possui propriedades antiinflamatórias e energizantes;
* Betacaroteno: precursor de vitamina A, ele ajuda a prevenir nossa pele dos raios ultravioleta;


A suplementação com antioxidantes, além de prevenir diversas doenças degenerativas, também tráz enormes benefícios para a saúde:


* Fortalece o sistema imunológico;
* Fortalece o sistema de defesa antioxidante;
* Reduz o risco de doença arterial coronariana;
* Reduz o risco de AVCs;
* Reduz o risco de câncer;
* Reduz o risco de artrite, degeneração macular e catarata;
* Pode reduzir o risco de Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, asma, doença pulmonar obstrutiva e outras doenças degenerativas crônicas;
* Possibilita a melhora do quadro clínico de doenças degenerativas crônicas;


Quanto mais antioxidantes para combater os radicais livres ingerirmos na nossa dieta diária melhor!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial