quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Veja como controlar e prevenir Mal de Alzheimer

Alzheimer é a perda da memória geralmente associada a quadros de demência
Quando os esquecimentos tornam-se recorrentes e passam a afetar as tarefas do dia a dia, é melhor ficar atento. Esses lapsos podem ser mais do que mera distração, mas um aviso de que o funcionamento do cérebro não anda muito bem.
Comum em pessoas de idade avançada, a perda progressiva da memória geralmente é associada a quadros de demência, como o Mal de Alzheimer. No entanto, essa debilidade pode ser minimizada, retardada e até prevenida com os devidos cuidados e estímulos. “Quando o assunto é Alzheimer, não se fala em cura, mas em prevenção e mudança de hábitos, já que a doença envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais”, comenta Manuel Barreto, médico ortomolecular em São José dos Campos.
De acordo com o especialista, a Medicina Ortomolecular visa auxiliar o paciente por meio de um processo chamado de antioxidação. “Estudos científicos recentes mostram uma provável ligação entre o Alzheimer e a oxidação do organismo, provocado pelos radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que, em grandes quantidades, interferem negativamente no funcionamento do organismo). Isso porque o sistema nervoso cria condições favoráveis à proliferação destas moléculas devido ao alto consumo de oxigênio, ácidos graxos oxidáveis e ferro”, explica Dr. Manuel Barreto.
Contudo, a eficácia do tratamento está ligada ao primeiro e mais importante passo: o diagnóstico precoce. “Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhores serão as chances de controlar os sintomas do Alzheimer”, reforça o ortomolecular. De acordo com ele, o tratamento é indicado até mesmo nos quadros mais avançados da doença, quando o intuito é o de retardar a velocidade da progressão da enfermidade.
Para reduzir as chances de ser acometido pelo mal, o Dr. Manuel Barreto recomenda alguns cuidados com a saúde do corpo e da mente, independente de idade:
Mantenha-se ativo física e intelectualmente;
Adote uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, peixes, frutas e verduras;
Consulte um médico de confiança sobre a prescrição de suplementação vitamínica à base de antioxidantes;
Controle o nível de stress no dia a dia;

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial